domingo, 13 de outubro de 2013

Um dia em Toledo

Acordamos 5h30mim, pois tínhamos que pegar o trem para Toledo as 7h50mim. Para chegar à estação apanhamos o metrô linha 1 (azul) e descemos na Atocha Renfe (o nome justifica-se em razão da Estação Renfe de trem). Foi uma viagem rápida de 30 minutos. Chegando à estação optamos por fazer o percurso até a cidade a pé. Como a parte histórica da cidade é circundada pelas muralhas, em cinco minutos de caminhada já foram avistadas as muralhas de Toledo. Como havíamos chegado cedo, ainda não estava disponível na estação os mapas da oficina de turismo. Por sorte, como de hábito antes de viajar recorremos ao google maps e fizemos nossos mapas. E lá fomos nós. Após subidas e descidas, passar pelo portal antigo, portal novo e ruelas chegamos a diversas e longas escadas rolantes que nos levou a oficina de turismo da prefeitura. Lá conseguimos um mapa e ouvimos as explicações de uma funcionária que indicou o caminho, pois naquela altura, já estávamos perdidas.
Toledo vista de fora - foto Erika Bartachevits
 Como fomos em uma segunda-feira a maioria das igrejas estavam fechadas. Mas deu para entrar na Igreja dos Jesuítas de Toledo, onde pagamos 2,5 euros com a possibilidade de visitar e subir nas torres e ver a cidade de cima. Essa igreja tem um estilo muito parecido com as igrejas da Península Ibérica. Assim como as Igrejas do Peru, algumas que vi de Portugal e as de Sevilla, ela possui diversas capelas no interior, cada uma com um santo diferente.

Toledo vista de uma das torres da Igreja dos Jesuítas - foto Erika Bartachevits
 Depois de muitos labirintos chegamos a imponente Catedral de Toledo. Assim como outras igrejas que já tínhamos visto e que iríamos ver ainda, a Catedral de Toledo tem um estilo gótico. Muito grande e bonita.  Continuamos a nos guiar pelo mapa. A cada ruela uma conferida no mapa. Mas mesmo assim conseguimos nos perder. Paramos, sentamos, bebemos toda a água que ainda havia disponível na garrafa, reprogramamos a rota e achamos o caminho. Continuamos a caminhada e chegamos o grandioso Alcazár de Toledo! Na sua frente penhascos e a vista dos rochedos da Ponte de Alcântara. Deslumbrante!

Catedral de Toledo em frente a
 praça da Prefeitura - foto Erika Bartachevits
Uma das ruas de Toledo -
foto Erika Bartachevits
Fomos então almoçar, pois a esta altura a fome era muito grande. Após o almoço fomos ao mirante e descemos o caminho antigo que nos levou a Ponte de Alcantara. Saímos rumo à estação de trem. Era um pouco depois das duas horas da tarde, porém, a passagem que havíamos comprado era apenas para as 7 horas da noite. Ao chegar a Estação fomos ao guichê de venda de bilhetes, explicamos a situação e conseguimos adiantar o retorno para as 5 horas. Ficamos tirando foto e descansando um pouco e logo em seguida nos despedimos de Toledo.
Após o retorno de Toledo fomos dar um passeio na Plaza da España, Gran Via, dar uma caminhada por Cuecas, Portal de Alcalá e Parque do Bom Retiro, em Madri. No outro dia iríamos para Sevilha passar 2 dias.