quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A bela capital espanhola, Madrid

Ao Chegar em Madri pegamos o ônibus da Línea Exprés Aeropuerto – EMT  que faz a linha Aeropuerto de Barajas (Terminais T1, T3 E T4) a estação Atocha Renfe. Pagamos 6 euros na passagem. A linha tem ônibus de cada 15 a 20 minutos e aos sábados a cada 25 minutos. Da estação pegamos um taxi e nos dirigimos até o hotel. Poderíamos ter ido de metrô, mas ainda não dominávamos o desenho e as diferentes linhas.
Deixamos a bagagem no hostel San Martin – que aliás, o custo/benefício é excelente - e fomos a pé para a Plaza Mayor. Um lugar eclético, onde pode se ver de tudo. Lá encontramos um espanhol que tem a noiva em São Paulo e que iria passar o reveillon em Floripa. O mundo é mesmo pequeno. Se não encontramos brasileiros, encontramos alguém que tem o pé no Brasil.
Em seguida caminhamos, tiramos fotos, comemos tapas de calamares acompanhado uma salada e uma cervejinha para relaxar.
Plaza Mayor - foto Erika Bartachevits
O fuso nos deixava confusa. Como em Madri anoitece às 10 horas, retornamos ao hotel pelas 11 horas para tentar dormir. O que só conseguimos lá pelas 2 horas da madrugada.
Acordamos às 9 horas no dia seguinte, tomamos café, organizamos a agenda e lá fomos nós conhecer Madri. Do hotel fomos caminhando para a Puerta del Sol, onde tem o marco zero da Espanha. De lá fomos caminhando pela Calle Mayor até a Catedral de Santa Maria e o PalácioReal de Madrid ou Palácio de Oriente . No Palácio o ingresso custa 10 euros e estudante paga menos (levei minha carteirinha da Universidade do Brasil e a senhora aceitou). Fomos nos Jardins de Sabatini que não são tão grandes quanto parecem. Caminhamos pela Plaza de Oriente, Teatro Real e chegamos  ao Mercado de São Miguel em uma rua perto da Calle Mayor. Como havia muita gente optamos por um restaurante ao lado, onde comemos uma bela paella, um prato delicioso e tradicional espanhol.  Tomamos um sorvete e voltamos para o hostel para recarregar as baterias. Ao final da tarde após as 17h, fomos ao Museu do Prado*, horário em que o ingresso é gratuito.
Marco zero da Espanha na Pueta del Sol - foto Erika Bartachevits
Palácio Real de Madri - foto Erika Bartachevits

Do Museu do Prado resolvemos entender o sistema de metro e de trem de Madri, uma vez que teríamos que apanhar o metro no dia seguinte para ir de trem à Toledo.

*Em Madri é importante observar que em determinados dias e horários os museus tem entrada gratuita. No Museu Reina Sofia o ingresso é livre aos domingos e todos os dias (exceto nas terças) após as 19h.