domingo, 27 de outubro de 2013

Saudade

Às vezes pensamos que o melhor que temos que fazer no momento é mudar de vida. Mudar de ares, viver novas experiências, conhecer novas pessoas e viver coisas que jamais cogitaríamos antes.
 O que ocorre é que tudo – TUDO!- tem um lado bom e um lado ruim. Vir para o intercâmbio sem dúvida está sendo uma experiência muito boa para o meu amadurecimento como pessoa e para o meu auto-conhecimento. Eu mesma gerencio minha própria vida, se quiser acordar as 10 horas da manhã, eu acordo. Se eu quiser pagar o aluguel e gastar o resto do dinheiro em roupas e Mc Donald’s (amiga Beatriz feelings), eu faço. Logicamente que não vou fazer isso por que sempre fui uma pessoa mais centrada (e mão de vaca) em relação a isso e seria estupidez da minha parte.
Mas mudando o foco, a parte ruim de mudar de moradia (ou cidade, ou país) é que geralmente a pessoa tem que recomeçar a vida do zero. Eu vim pra cá com apenas 2 conhecidos. A Mari (a que já estava aqui antes de eu vir e que estuda na mesma universidade que eu no Brasil) e o meu colega de apartamento, que também veio da mesma universidade que eu. Apesar disso, as coisas não andam tão fáceis assim. Fiz amizade aqui? Fiz, com certeza. Porém as meninas com quem fiz amizade moram longe do local aonde moro, aí fazer coisas juntas começa a complicar. A maioria da galera aqui combina com os amigos que moram perto (as pessoas que moram aqui perto combinam de sair juntos e as pessoas que moram nas residências também combinam de sair juntos). O que complica pra mim. Gostaria muito de sair com meus amigos, porém como moram longe, a dificuldade para sair aumenta, já que se deslocar sozinha não é algo muito aconselhável.
Chegando ao ponto que eu quero chegar. Apesar de eu estar gostando muito do estilo europeu de se viver, sinto MUITA falta dos meus amigos e familiares aqui. Sinto falta do colo de mãe que eu preciso nas horas difíceis, sinto falta das palhaçadas e saídas com meus amigos, sinto falta de confiar em desabafar e falar besteiras com alguém, sinto falta da intimidade que eu tenho com meus amigos, sinto falta de entenderem minhas manias e entender a mania dos outros, sinto falta de ligar pra alguma amiga e combinar algo de (quase) imediato e sinto que tenho um certo receio de que posso não aguentar ficar aqui até o final.

É extremamente ruim ficar longe das pessoas que amamos, principalmente quando ainda não conseguimos nos habitar direito no novo ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário