quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Minha vida aqui em Portugal

Eu (praticamente) não escrevi sobre o meu dia-a-dia daqui no blog ainda. Na primeira semana de aula, que foi pelo dia 16 de outubro, eu não tive aula.
Na verdade o que aconteceu foi que na segunda feira, primeiro dia de aula lá fui eu pra aula, nervosa de como seria. Não fui direto para a sala porque não sabia aonde era. Pelo menos aqui em Braga, as aulas dos cursos não são concentradas nos prédios de cada curso. Ou seja, apenas algumas aulas do curso de Direito são lecionadas no prédio da Escola de Direito. Quando localizei o meu prédio, continuei perdida. Fui para a sala da administração do prédio, ou algo assim, sei lá como chamam e perguntei à senhora aonde que era a minha sala. A senhora prontamente me levou a minha sala e disse que geralmente os professores demoram no primeiro dia, mas chegam. O que estranhei foi que não havia absolutamente aluno algum em frente a sala esperando. Mas não hesitei e continuei ali. Passou-se meia hora e decidi voltar pra casa, uma vez que a porta da sala estava fechada, nenhum aluno, muito menos o professor havia chegado.
Voltei pra casa, arrumei mais um pouco a minha grade, deu o horário da aula de Direito Internacional e lá fui eu para a Universidade novamente. Fui para o outro prédio de salas de aula, novamente fiquei perdida e depois de algum tempo pedi ajuda para uma veterana com aqueles trajes ‘harrypotterianos’. A menina me levou até a sala. Só que desta vez os alunos estavam lá em frente à sala esperando o professor. Ficamos mais meia hora esperando, nada do professor chegar e fomos embora.
No mesmo dia eu teria outra aula ao final da tarde, porém já tinha resolvido não comparecer uma vez que seria o último dia da minha mãe comigo em Braga, portanto queria aproveitar o dia com ela.
Como estávamos vendo com os outros alunos que a situação de não ter aula nos primeiros dias de aula também ocorria, decidimos que iríamos pra aula apenas na outra semana.
Na segunda-feira subseqüente, como já dito nesse post eu fiquei doente, portanto nada de aula naquele dia. Na terça-feira eu tive aula normal. Na quarta-feira o professor de Direito Constitucional apareceu 37 minutos atrasado. Falou por uns 20 minutos como seria a disciplina, das provas e das doutrinas a serem utilizadas e falou que as aulas práticas só teriam início no dia 15 de outubro. Ao final tirou algumas dúvidas e disse que era tudo para aquele dia e se retirou da sala.
No dia seguinte, quinta-feira eu tive a primeira aula, Filosofia Política. O professor parecia que já tinha adiantado um pouco a matéria, porém nada que eu ficaria totalmente perdida. No resto do dia eu teria a aula prática da minha matéria amada, mas como dito antes, só dali duas semanas. Portanto fui pra casa, fiz meu almoço e voltei pra Universidade para ter uma outra disciplina. Fui pra sala, nenhum aluno estava a espera. Fiquei 1 hora andando um pouco pela universidade e voltando para a sala. Nada. Decidi ir ao BragaParque dar uma volta e fazer umas compras no mercado. Dali a mais uma hora e pouquinho eu teria a aula prática dessa disciplina que não tive minutos antes. A mesma coisa aconteceu, fui pra sala, não tinha ninguém e fui embora.
Na sexta, a aula seria apenas a tarde, as 16 horas. Mas como era a aula dita prática de Filosofia, então teve normalmente.
Nessa semana teve algumas matérias que ainda não normalizaram. Como por exemplo, não teve nenhuma das aulas de Direito Constitucional e nem de Direito Administrativo. Para ser sincera me falaram que o professor dessa disciplina é meio “largado” e se eu perceber que é verdade, vou tentar refazer o meu plano de estudo.
Agora eu comecei (na verdade foram apenas 2 dias) as minhas atividades físicas, então a partir daí saberei melhor como será meu cotidiano aqui.

2 comentários: