sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Arrumando as malas

Algo que deve mexer com a maioria das pessoas é a arrumação de mala para qualquer viagem, principalmente se tratando daquelas com longas durações. Quais tipos de roupas levar? Que quantidade levar?
 Bom, primeiramente deve-se ter na cabeça o destino. Caso seu destino seja um lugar extremamente quente, não leve muita roupa de frio. Às vezes apenas um ou dois moletons sejam o suficiente. Agora, caso vá para um lugar frio, dependendo do lugar, não encha a mala de casacos muito quentes. Caso você leve uma mala lotada pode ser que quando chegar lá, vai continuar passando frio por que por mais quentes que um casaco possa ser aqui no Brasil,em geral, não é o suficiente para o frio do extremo sul da América Latina, America do Norte e Europa. Na maioria das vezes compensa muito mais deixar para comprar grande parte do seu guarda roupa lá!
            Algo que para mim sempre funciona é, algum tempo antes da viagem, fazer uma lista das principais coisas que tem que levar e dos itens em que há maior possibilidade de esquecer. Sempre que se lembrar de alguma coisa, anote. De preferência em algum lugar que sabe que verá depois. Se lembrar de itens que sabe que não tem em casa, anote e compre o quanto antes para não acumular tudo depois.
            Quando chegar mais perto, comece a pensar nas peças que for levar. Comigo foi mais fácil porque como tinha feito duas viagens antes dessa, já deixei as roupas que iria levar mais ou menos certas. Aí era só fazer algumas modificações.
            Braga, a cidade em que vou morar, é mais ou menos como a cidade em que vivo. Maior parte do ano sendo fria e chuvosa. Contudo, como chegaria ao final do verão, seria bom levar umas roupas propícias para tal. A maioria das minhas roupas é para o verão, por que como já disse antes, o frio de lá é um pouco pior que aqui, mesmo vivendo em uma das cidades mais geladas do país, então vou deixar para comprar mais roupas de frio por lá.
            Independente da viagem que eu faça, geralmente levo as roupas que mais uso no meu dia-a-dia, assim fica mais fácil de fazer combinações.
            E em relação à quantidade, se for pra ficar por um longo tempo, a dica é levar roupas para mais ou menos 1 mês. Primeiro talvez você não queira vestir sempre as mesmas roupas- se bem que na Europa as pessoas não se importam muito com o jeito que as outras vestem-. Segundo por que você, dependendo pra onde for não sabe quando vai poder lavar e secar as suas roupas no início.
            Em resumo: leve roupas o suficiente para 1 mês; não encha sua mala com roupas de inverno; leve as roupas que você geralmente usa no cotidiano e peças-chave, fáceis de combinar.

            No final da minha ‘aventura’ por Portugal e Europa, pretendo fazer um post falando das peças que eu levei e que poderia não ter levado. 

Um comentário: