terça-feira, 20 de maio de 2014

O que eu sinto falta da minha faculdade do Brasil

            Há alguns *suspiro* meses eu tenho uma lista de assuntos e temas que gostaria de abordar aqui no blog. Acontece que, por mais que eu tente, não consigo escrever sem estar, digamos assim, “inspirada” para escrever sobre determinado assunto. Um dos assuntos seria escrever sobre as diferenças entre estudar em universidades grandes e universidades pequenas.
Uns dias atrás eu estava falando com meus amigos da faculdade e eu percebi o quanto estou sentindo falta dela. Não que eu não goste da Universidade do Minho. Ela tem uma infra-estrutura fantástica, algo que a minha não tem tanto assim. Principalmente em relação à biblioteca. Meu Senhor Bom Deus! Que biblioteca <3! Mas esse não é muito o foco de hoje.
Não sei se a questão é mesmo a Universidade aqui. Até porque seria muita ingratidão eu tentar julgar uma instituição que me recebeu tão bem! O ponto é que eu acredito que não nasci para estudar numa universidade grande.
A universidade em que estudo no Brasil é muito pequena, em relação a quantidade de alunos, comparado às demais, e para mim é isso que faz a diferença. Para terem uma ideia, abre apenas 100 vagas anuais para o curso de Direito: 50 para o turno da manhã, 50 para o turno da noite. Ou seja, apenas 2 turmas no geral. Enquanto algumas outras particulares da minha cidade chegam a abrir até 300 vagas por semestre.
Apesar de eu gostar dos professores daqui, serem atenciosos e tudo o mais, o fato de terem muitos alunos numa sala de aula me prejudica um pouco. Não acho que seja totalmente possível os professores darem atenção de forma igual para 100 alunos de uma sala. Sei lá, na minha eu gosto do fato de sermos considerados uma família. Gosto do fato de sermos próximos dos nossos professores. Não sei se é uma questão exclusiva do curso de Direito da minha faculdade que ‘coincidiu’ de todos os professores nos darem essa abertura, ou é uma questão de faculdades pequenas mesmo. Até porque alguns amigos que estudam em universidades um pouco maiores que a minha, falaram que não tem essa relação próxima de aluno-professor.
Sempre me falaram que essa característica da minha faculdade a valoriza. Mas só agora que tive a experiência de estudar em uma universidade de grande porte que consigo realmente valorizar a faculdade em que estudo. Sabemos que sempre se pode melhorar, mas essa relação de aluno-professor que temos lá eu não troco por nada.
Fora das salas de aula eles podem até ser Promotores, Procuradores e Advogados, mas dentro dela eles são nossos mestres que estão a nos ensinar o que sabem de melhor e estão ao nosso lado acima de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário