segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O que um intercâmbio muda na vida de uma pessoa!

Estou no Brasil há praticamente 1 mês e meio. Já organizei minhas coisas, minhas aulas na faculdade já começaram e minha rotina está estabilizando aos poucos, minha vida já voltou a praticamente o que era antes. Digo praticamente por que a saudade martela. E muito!
            Enquanto eu estava lá em Braga ainda, ficava pensando como seria voltar pra casa. O que vou admitir, tinha muito receio. Receio por, principalmente, eu saber que não teria a mesma liberdade que eu estava tendo em Portugal, ou até mesmo receio por voltar a ser aquela pessoa chatinha que eu era antes. Mas logo que voltei percebi que estava levemente equivocada. Realmente, não estou tendo a liberdade que tivera no intercâmbio, até porque, uma liberdade igual a essa é praticamente impossível. Contudo, não sei se é por causa da minha idade ou se por causa do meu intercâmbio, sinto que meus pais não só estão confiando mais em mim, mas como estou tendo mais liberdade.
            Quando eu disse ‘chatinha’, eu quis dizer que realmente eu era uma pessoa difícil de lidar. Não gostava de nada, tudo estava ruim, tudo estava errado. Mas com as experiências que tive de viver sob o mesmo teto com pessoas que até então eram meras desconhecidas, tive de aprender a lidar com as diferenças. Aprender na raça que ninguém é obrigado a aceitar minhas manias e que eu teria de aprender a conviver com as manias dos outros. Enfim. Aprendi a tolerar. E como aprendi! Aprendi a relevar muitas coisas e caiu a ficha de que quando era mais nova, eu me importava com coisas realmente sem importância alguma. Agora percebo isso.
            Sei que não voltei uma pessoa 100%, até porque ninguém é 100%, mas com certeza fui uma menininha com medos e manias e voltei uma jovem com muito menos medo, menos manias e mais próxima do 100%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário